O pássaro apito

A escultura em forma de um enorme pássaro-apito pode ser vista no território do Campo de Canto em Kyiv. Foi criado pelo projeto "Zozulytzya" (cuco) como presente para a cidade para servir como a simpatia de proteção. Um apito gigante de concreto foi instalado para EURO 2012. O apito se tornou o mascote não oficial do Campeonato de Futebol de 2012, como a vuvuzela na África do Sul durante a Copa do Mundo de 2010. Zozulytzya (cuco) é um antigo instrumento de sopro, também conhecido como ocarina.




Segundo os históricos, instrumentos como ocarinas apareceram milhares de anos atrás. Na Ucrânia, o apito de argila é considerado um dos símbolos da cultura trypilliana, comum nos séculos VI–III BC. A flauta-apito possui um som baixo e agradável, imitando o canto dos pássaros. O pássaro apito de argila era um brinquedo favorito de muitas gerações de nossos ancestrais. Não só trouxe alegria às crianças, mas também serviu para harmonizar o espaço e era uma espécie de amuleto que afastava os espíritos maus e protegia de doenças. Uma placa com um código QR está localizada ao lado do pássaro apito: 

"A escultura do pássaro foi feita pelo projeto "Zozulytzya" (cuco) como o presente para a cidade e vai servir como um amuleto. Zozulytzya (cuco) é uma imagem renascida de um apito de pássaro de barro, simbolizando a grande herança histórica da Ucrânia e o renascimento das tradições. É um instrumento musical sagrado destinado à harmonização do espaço e da unificação, um brinquedo favorito de muitas gerações e um amuleto pelo qual nossos ancestrais afastaram os maus espíritos. Dentro da escultura há uma chave, que é de grande importância simbólica, porque o cuco é considerado a governanta das chaves que abrem a porta do paraíso para às almas dos pássaros. "







Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo
Tradução livre de 


Comentários

Postagens mais visitadas