Receitas ucranianas de Páscoa e como fazer ovos coloridos em casa

Paska, pão da Páscoa
A receita clássica

A massa:

500ml de leite
11 g de fermento seco 
1-1,3 kg de farinha de trigo 
6 ovos 
200 g de manteiga ou margarina 
250-300 g de açúcar 
300 gramas de uvas passas 
1 colher de chá de açúcar de baunilha 

Tope:
2 claras de ovo 
100 g de açúcar 

A massa:

Em leite morno adicione o fermento, misture. Adicione 500g de farinha, misture, ponha uma toalha em cima. Ponha num lugar morno e deixe crescer por 30 minutos. A massa tem que dobrar de tamanho. As gemas têm de ser misturadas com açúcar e baunilha, misture com a massa. Depois, adicione a manteiga. Bata as claras em neve com um pouco de sal e misture com a massa. Adicione o resto de farinha. A massa deve ser bem amassada, ela não deve ser íngreme e não deve colar nas mãos. De novo deixe a massa crescer por 50/60 min. Coloque uvas passas em água morna por 15 min, jogue a água fora e misture uvas com a massa. Deixe a massa crescer pela penúltima vez :)

Besunte a fôrma de massa com óleo, coloque a massa em 1/3 da altura da forma. (Fôrma tradicional é cilíndrica). E deixe a massa crescer na fôrma. Coloque no forno quente. Asse por 35 minutos, 10 minutos a 100 °C e de 25 a 180 graus °C.


O tope:

Bata claras em neve com açúcar. Eu adiciono um pouco de suco de limão. Besunte o tope dpão com a neve e borrife com crocante colorido.

Bom apetite!



postcard - from mindanao, Ukraine
A foto é de Jassy-50


     Colorir ovos de Páscoa é muito fácil e divertido. Se não gostar de comê-los, servem como uma linda decoração.


Método 1


     Cozinhe os ovos. Coloque-o num copo de água comum, adicione 1 colheres de chá de corante comestível da cor de sua preferência e uma colher de sopa de vinagre, misture bem. Deixe o ovo por 3 minutos nesse copo. Depois só o seque.


    Use 4 ou 5 cores e junte os ovos coloridos numa cesta. Pode-se usar ovos de codorna também. Fica super lindo!



A foto é minha do ano passado :) 

Se não tiverem os corantes prontos, podem usar o que tem na sua cozinha - casca de cebola, espinafre, café, cúrcuma,  repolho roxo, vinho tinta, beterraba - cozinha ovos junto com verdura e deixe nessa água por 2/3 horas e não esquecem de adicione 2 colheres de vinagre (ajuda a fixar a cor). 

Método 2


     Precionem as folhas da sua escolha nos ovos,  embala os ovos junto com as folhas no gase, fervam água com cascas de cebola e cozinhe os ovos nessa água. Os ovos ficam marrons com estampa de folhas.


a foto é do  https://24tv.ua/lifestyle/yak_pofarbuvati_yaytsya_v_tsibulinni_na_velikden_instruktsiya_z_foto_n945822


Método 3

    Existe um plástico especial com diferentes desenhos. Você embrulha os ovos cozidos nesse plástico e os coloca na água fervente por 10s. O plástico cola.

Ukraine
A foto é de John Esslinger

Claro estes médotos são modernos. Antigamente (até hoje existem mestres) coloriram cada ovo manualmente com cera e vários corantes naturais, inclusive era tempos quando a diáspora ucraniana no Brasil trazia corante - o pau brasileiro - para Ucrânia e lá usavam como corante vermelho. Demora horas para pintar o desenho sagrado e individual no ovo.
Também existia o método de bordar os ovos em alguns regiões da Ucrânia. Assim como roupa nacional, os desenho dos ovos da Páscoa têm seu significado e se diferenciam dependente de região do pais. Há os desenhos geométricos, com animais e elementos da natureza e em cores diferentes

Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo


Em 2014 tinha exposição em São Paulo: 

Exposição grátis traz ovos de Páscoa ucranianos para Grande SP até 21 de Abril. 

Comentários

Postagens mais visitadas