Motanka , a boneca com centenos anos da história

      "Motanka" - essa palavra é formada do verbo "motaty" - "enrolar" porque ela é feita sem costura, só enrolando tecido e fios. A figura humana ocupa posição central na arte de bonecas do povo ucraniano.  A boneca sempre passava a imagem da Deusa e as pessoas acreditavam que ela protegia não só as crianças mas os adultos também. E as brincadeiras de crianças com bonecas sempre foram aprovados e desejados porque as pessoas acreditavam que isso tragaria a vida boa e rica para a família e o nascimento do novo bebê.





     Os materiais que usavam para criação das bonecas foram variados entre quais era tecido, madeira, barro e palha. O material o mais popular era tecido, usavam restos de tecido das roupas ou tecido velho que não iam usar mais.

     O rosto da boneca deve ser em branco ou com cruz para os espíritos maus não entraram nela. Cada mãe deveria fazer uma Motanka para sua filha e dar de presente para o casamento dela assim abençoar ela para a vida feliz e os filhos saudáveis.  Este cruz no rosto da boneca significa os partes masculinos (a linhia vertical) e femininos (a linhia gorizontal) e cruz em si simboliza a continuação do gênero. Quando o casal ganhava o bebê, a boneca foi colocada no berço e protegia o sono dele. Não poderia jogar fora essa boneca-amuleto, ela foi passada para as próximas gerações da família.
    Mães faziam as bonecas para filhos e avós as faziam para os netos, e sempre uma boneca era dada para os noivos para que o casal tivesse muitos filhos. Quando as meninas cresciam, elas se tornavam as mães e passavam as bonecas para as suas filhas.
     Interessante que a Motanka nunca podia ser usada em objetivos ruins porque ela não aceita nada negativo. Por este motivo a Motanka, não tem nada em comum com as bonecas vudu. Essas bonecas não são agresivas e não devolvem maus pensamentos ou maldição. Elas só não deixam nada mal chegar perto do seu lar e seus donos.
     E por que não podia usar tesoura e agulha na criação de Motankas? Como a boneca simboliza a pessoa, então para não machucar a ela, não podia a cortar ou furar. Davam a atenção especial para o cocar da boneca, que simbolizava a idade e estado civil da pessoa: as flores para jovens e noivas, e cabeça coberta para mulheres casadas.


As bonecas protetoras 

     Acreditam que a boneca protetora foi criada 5000 anos atrás. Não é só um brinquedo, mas a arte. Cada boneca-protetora tinha sua especialidade. Por exemplo, a boneca "10 braços" foi dada para a noiva para ela ajudava com relação com a nova família dela. A Boneca "Kupala" (banhado) protegia a sua família dos acidentes nos rios e lagos. A Boneca "Dia e Noite" foi feita de tecido preto e branco e ficava na janela da casa e protegia a família durante dia e noite. A boneca dupla "Inseparável" (são duas bonecas com os mãos unidos) foi dada para os noivos para que eles sempre tivessem o bom relacionamento. Para protejer as crianças foi criada a boneca-babá .

     As crianças tinham várias bonecas.  Por exemplo, se uma mulher não engravidasse durante um ano após do casamento, ela ganhava uma boneca gorducha para "atrair" o bebê. Depois faziam a boneca para ajudar a dar luz. E também tinha a boneca que sempre ficava com bebê no berço  - contra o olho gordo. E na aniversário o bebê ganhava uma boneca-anjo.


    Também faziam a boneca-grão para garantir a boa colheita. E existia a boneca-ervas para proteger a saúde da família.
    Antigamente cada mulher, moça e menina fazia uma boneca especial para si. Ela se chamava "Bazhalnytsya" (da palavra "desejo"). Ela não poderia ter nome comum, ela se chamava da pequena, amiguinha ou Bazhalnytsya. A dona dava presentes para ela por exemplo brincos, fitas, colar.... e pedia algum desejo para a boneca fazer.
   Mais uma boneca especial, a boneca-mãe. O simbolismo dela é dar vida para uma nova pessoa, cuidar dela e protejer o filho a vida inteira. Essa boneca é diferente das outras - ela tem peito bem grande (para alimentar os filhos) e ela segura um bebê-bonequinho no colo. A boneca-mãe deve ficar no quarto do bebê e o proteje de tudo mal, as doenças e do olho gordo.


    Existem várias bonecas para serem usadas nas festas religiosas durante ano. 
Vestiram as bonecas em roupas especiais. Nela sempre deve ter a cor vermelho , a cor do sol, o calor, saúde e alegrias. As roupas foram bordadas com ponta cruz: as ondas (o símbolo da água), as linhias gorizontais (o símbolo da terra), a figura da mulher e veado (o símbolo da fertalidade), o losango com pontinhas dentro (o símbolo da campo), as linhias verticais (o símbolo dos arvores e natureza). 


@Motanka.shop 
 a história da família que faz Motankas hoje a dia

     "Minha avó Vira - a criadora das bonecas - conseguiu a contar a nossa história inteira. 

A boneca começou a sua historia em 1908 quando nasceu minha bis-bis-bis avó Melaha na aldeia Birkivka, bairro Menskogo, estado Chernigiv, Ucrânia. O destino dela foi trágico desde o começo. Sua família grande que tinha 11 homens e sua própria fazenda grande com o moinho sofreu dos ações do governo de USSR. Só porque eles trabalhavam muito e tinha muito terra, o governo decidiu que eles são perigosos para regime de USSR e estes 11 homens foram espalhados entre as cidades distantes do USSR para nunca se encontrassem de novo e a fazenda passou para a propriedade do governo, e as meninas eram pequenas e foi decidido deixar elas com os pais velhos. Assim começou a vida adulta da Meleha, quem casou com 15 anos e deu luz para as duas crianças. E em horrível 1941 ela ficou viuva porque o marido dela morreu na guerra.
    Os tempos dificeis.... ela sozinha sem dinheiro com 2 crianças que precisavam a comida e a roupa. No verão a família trabalhava no campo e plantava linho e no inverno quando não tinha trabalho fora, eles faziam tecido e costuravam as roupas lindas, toalhas e cobertores. A filha dela a Hanna também costurava, fazia os fios próprios e bordava as coisas que sua mãe costurava. A filha da Hanna, a Varka - minha bis avó, continuou a tradição da família. Com tempo a filha dela a Vira herdou os itens feitos pela a família e os guardou com muito carinho e os manteve em ótimo estado. Ela continuou à tradição também e borda a roupa até hoje.


    Com tempo a minha mãe chegou com a ideia de criar uma boneca Motanka com os tecidos da família. Ela juntou a tradição e história da nossa família  e uniu as gerações em uma só. 
     A boneca da minha mãe é feita na tradição da Motanka igual dos tempos antigos sem usar agulha. 
Estilosa e moderna, autêntica e tradicional, brilhante e atrevida. Cheia de calor dos mãos, sinceridade dos pensamentos, amor e cuidados. Ela passa sabedorias do passado para a geração de hoje, ensina, cuida e inspira.
    A cada boneca é única porque feita em uma unidade só e é do linho feito a mão 70 anos atrás. O prosesso de produção de linho é complexo e antigo.
    Comprando uma boneca da @Motanka.shop , você recebi não só um único presente para seus parentes e amigos, mas também uma parte da nossa memória histórica, sobre qual eu quero contar para o mundo. " 
@motanka.shop

Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo

Comentários

Postagens mais visitadas