Mundialmente desconhecida Petrykivka



(o post está em edição, terá continuação) 
Tradução livre do Ukrainer



















A aldeia Petrykivka é conhecida pelo estilo tradicional de pintura, chamado Petrykivka. Historicamente as pessoas enfeitavam com este estilo as paredes de casas, instrumentos musicais e objetos domésticos. Hoje dia os elementos deste estilo de pintura podem ser vistos em vários objetos e “Petrykivka" em si tornou uma das características e símbolo famoso da Ucrânia no mundo. Em 2013, a pintura Petrykivka foi incluída na lista de patrimônio da UNESCO de herança cultural non material da humanidade. Dezenas de artistas continuam a criar padrões únicos usando a tecnologia  de criação de pincéis nomeada  “Kotyachka" (“Gato”). 

O fundo cultural e artístico pode ser visto pela Petrykivka inteira. A aldeia conseguiu não só conservar as tradições dela mas continua a desenvolvê-las até hoje.  Ela é o centro da cultura nacional hoje em dia. Aqui você pode encontrar o centro de arte do povo da “Petrykivka" que atrai as pessoas do mundo inteiro que querem aprimorar o estilo de desenho e conversar com os artesãos. 

Cada artista plástico da Petrykivka tem seu próprio rumo artístico. Alguns tinham artistas na família, outros veiram da escola. Andrii Pikush, mestre da pintura Petrykivka e curador do centro de arte do povo “Petrykivka" pertence a família antiga. Ele tem a artista principal Tetiana Paty na família que era professora da geração inteira dos mestres da pintura “Petrykivka”: 

  • Minha vovó pela linha paterna era prima da Tetiana Yakymivna Paty. A casa dela era minha escolinha, porque tinha poucas escolas naquela época. Minha vovó ia visitar a irmã e sempre me levava junto. Assim desde os 2 anos de idade, eu vi este processo da pintura. E claro que ele me tocou com sua energia como eletricidade, ela sempre tinha trabalhos novos em casa, e eu ficava animado e sonhava em pintar meus próprios. 

Nataliia Rybak também conheceu a arte da Petrykivka na infância. Ela viu uma vez um porta-joias pintado neste estilo. Essa porta-joias foi feito na fábrica “Druzhba" de pintura Petrykivka, foi na época da União Soviético e produzia artesanatos em quantidade industrial: 
  • Foi absolutamente um deleite. Foi o porta-joias da “Druzhba"e eu pensei - uau! Inacreditável, minha nossa, um conto de fadas. Eu estava morrendo de vontade de pintar ,as não deu. Dei sorte na escola eu tinha treinamento industrial e ai eu comecei a pintar. 

A mestre Halyna Nazarenko é grata a sua mãe que descobriu o talento dela: 
  • Essa conquista é da minha mãe, porque foi ela quem sonhava em pintar. Ela nunca teve oportunidade pois na época após a guerra mundial houve muita pobreza. Nós não poderíamos nos permitir luxo de desenho. Ela conseguiu realizar seu sonho em mim. Na minha infância ela sempre sentava ao meu lado para me ver desenhando. E depois apoiou minha decisão estudar. Ela tem 80 anos hoje e até hoje me dá apoio. Se meu marido fala com raiva “e ela vai de novo longe”, ela responde - “vai - você precisa ir”. 

Tradição 
Pela tradição as paredes dentro e por fora de casa, especialmente ao redor das janelas e portas - foram enfeitadas com pintura Petrykivka. Igualmente como vyshyvanka (camisa bordada) estes enfeites foram considerados como proteção de infortúnio. Depois os desenhos migraram para os itens de casa - porta-joias e outros móveis, instrumentos musicais. Quando o papel ficou acessível para os artesãos , os mestres da Petrykivka (maioria eram mulheres) começaram a pintar em telas brancas que foram facilmente transferidas para as paredes brancas. 

Petrykivka contem alguns elementos básicos que dão este estilo o look nítido. Por exemplo, todas as flores são imaginárias e não tem igual na natureza. Em algum jeito, tsybulka (a palavra ucraniana para cebola) simboliza o estilo da pintura. Este elemento ganhou seu nome por ser parecido com uma cebola  cortada no meio. Você vai encontrar até o monumento da Tsybulka no meio da Petrykivka. Outro elemento floral é kucheriavka que parece ter o topete torcido. Petushynnia é outro elemento especial da Petrykivka. Ele tem várias linhas que dão efeito de transparência e leveza. 

Não só elementos florais, mas também animais e elementos antropomórficos aparecem na Petrykivka - mas o mestre não tem regras e limites. Natalia Rybak fala que “pássaros, peixes e cavalos” são elementos muito usados na Petrykivka. E figuras humana surgiram muito depois. 
  • Hoje ninguém desenha humanos e se desenhasse só seriam umas damas finas. E a moça de verdade deve ser bem larga, sabe? Quando anda, a terra sente, aquela que pode cuidar da horta e das vacas. E quem se interessa pela boneca Barbie que está de dieta e está mal humorada porque está de dieta?

Não só os motivos mas também as ferramentas, que são usadas na criação da Petrykivka, são muito importantes para conservação de tradição dessa arte. O mais simples e acessível é pintura com o dedo. Flores, frutas da kalyna - é possível criar com dedo e deixando seu digital de tinta no papel.  A ferramenta de orgulho dos artistas é o pincel feito de pelo do gato ou “kotyachka”. Halyna Nazarenko explica que o pelo de gato é especialmente elástico e com este pincel você pode criar linha comum e extremamente fina para petushynnia: 



  • Nós tentamos fazer pincéis do pelo de lobo, coelho, esquilo. Mas nada deu certo. Kotyachka é o que nós precisamos. 


Existem várias teorias que explicam por que o pelo de gato é o melhor para pincéis (mas todos concordam que só pelo de gatas é deve ser usado). Natalia Rybak acentua que é muito importante ter negociações diplomáticas sérias com a gata para ela concordar em cortar um pouco do pelo dela. Preferem as gatas sem raça. O melhor pelo é de baixo da pata ou do pescoço. Os pontos cortados são colocados juntos e presos no palito, assim o pincel está pronto. Quanto mais velho o pincel, e mais trabalho ele teve feito,  mais preciso ele é. 

Artistas falam de conexão entre pintura da petrykivka e aspiração humana para entender o mundo ao nosso redor. Andrii Pikush acredita que petrykivka tem significado profundo e inexplorado:
  • HÁ cerca de mil anos as pessoas entendiam leis fundamentais da vida e evolução cósmica, as leis que governaram todos os seres vivos. Em escritura e pintura, esta arte do povo encarna estes símbolos. Isso se relaciona as coisas, tais como roupa bordada, cerâmica, escultura e pintura petrykivka. Acho que, quando chegar a hora,  e os nossos filhos e netos estiverem defendendo suas teses de doutorado e pós doutorado, eles descobrirão esse significado, esse significado cósmico extremamente profundo da forma de arte.

Nataliia Rybak traça o mesmo paralelo entre a harmonia humana e a natureza na vida e na arte:

- Um ser humano não está no centro de tudo - a natureza está. Independentemente disso, as pessoas se colocam em primeiro lugar e pensam que podem fazer o que quiserem. Não, isso não está certo.




Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo

Comentários

Postagens mais visitadas