Ucraniana de 15 anos que mudou a história do país estrangeiro

    Essa história de amor tem 500 anos e até hoje atraí muito interesse.

Os novos filmes, livros e as novelas não param ser publicados.


Essa história sobre uma ucraniana que entrou na história turca. Essa história é muita linda e misteriosa. Alguns diplomatas turcos e europeus escreveram sobre ela. Eles contam que uma menina de 15 anos foi roubada da Ucrânia e vendida algumas vezes, até que chegou o harém de Suleiman I. Talvez ela estivesse presente na ocasião da ascensão ao trono do sultão, que tinha 25 anos. Isso aconteceu entre 1517 e 1520.


    a foto é de https://en.wikipedia.org/wiki/

O nome dela na Turquia era Hürrem Haseki Sultan. O nome na Ucrânia era Anastasiia Lisovskaya. Ela entrou na história como Roksolana, que significava a pessoa de Roksolândia, o nome antigo da parte leste da Ucrânia.
O sultão se apaixonou por Roksolana. Ele já tinha filhos com outra esposa. Mas alguns deles morreram e sobrou só um herdeiro. Isso era perigoso, pois o sultão precisava de mais filhos para garantir que família iria continuar. Assim Roksolana ganhou o poder. Ela deu a luz a três filhos e uma filha. (O filho dela tornou-se o sultão Suleiman II).  Ela continuava a morar junto com o sultão. Isso foi conta a tradição, normalmente uma odalisca tinha direito de ter só um filho com o sultão e depois era enviada para os subúrbios. Roksolana quebrou mais uma tradição. Depois da morte da mãe do sultão, ela se casou com o sultão Suleiman I. O sultão Suleiman I passava muito tempo em campanhas e as informações sobre a situação no palácio eram recebidas exclusivamente por Roksolana, que tornou-se sua conselheira política principal. Até hoje há cartas que refletem um amor e saudade do sultão por Hürrem. Para sublinhar a singularidade da Roksolana, o sultão inventou o título especial para sua mulher: Haseki. Ela ganhou o direito de construir edifícios em Istambul e outras grandes cidades do Império Otomano. Roksolana criou uma fundação de caridade chamada Turco külliye Hasseki Hurrem. Com ajuda dessa fundação foi construído uma série de edifícios que inclui várias mesquitas, uma escola primária, um hospital e uma fonte. Ela também recebia embaixadores estrangeiros, respondia às cartas de governantes estrangeiros, nobres e artistas influentes.
Süleymaniye Camii sunset - Istanbul


A foto é do Nikki&Michi
As pessoas disseram que Roksolana tinha um poder mágico para influenciar o sultão. Mas eu acredito que isso era o amor verdadeiro. Existem muitos filmes, livros, poemas sobre Roksolana. Minha novela favorita é Roksolana, Ucrânia, 1996—2003. Olga Sumskaya era a atriz principal.







Já sabiam dessa história? Assistiram essa novela? O que acham era amor verdadeiro?

Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.

Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo

Comentários

Postagens mais visitadas