Ivan Franko , um gênio da Ucrânia.
1. Ele era extremamente eficiente. Ele escrevia durante 40 anos e cada dois dias ele criava algo novo (poema, novela, história, monografia...). Ele publicava entre 5 e 6 livros por ano.
2. Ele se tornou o primeiro escritor profissional que ganhava para a vida com literatura.
3. Na escola ele ocupava a última mesa, mas poderia reproduzir palavra por palavra as palestras dos professores. No quinto ano de estudo ele achava as palestras chatas e passava o tempo lendo Shakespeare em alemão.
4. Durante anos de universidade, quando ele ficou sem os pais, ele ganhava dinheiro com monitoria. Com este dinheiro ele montou uma biblioteca de mais de 500 livros.
5. Ele foi preso pela polícia da Austria 5 vezes (em 1877, 1880, 1889 e 1892).
6. Ele falava 14 línguas. Ele era poeta, escritor em prosa, folclorista, tradutor, publicitário, filósofo, economista, político, figura pública. Pessoas que viviam na mesma época, chamavam ele de "academia em uma pessoa".
7. Ele escrevia não só em ucraniano, mas também em polonês, alemão e em outras línguas. Ele traduziu para o ucraniano, (incluindo dos) idiomas da antiga Babilônia, da Índia antiga, do árabe antigo, do grego antigo e das línguas do leste.
8. Ele também traduziu para o alemão as canções folclóricas ucranianas e ajudou Mikhail Hrushevsky na tradução de "História da Ucrânia-Rus".
9. Ele foi co-fundador do primeiro partido político ucraniano - o Partido Radical Rus-Ucraniano - e seu primeiro presidente, autor do programa.
9. Ele apelou ao povo da Galiza para se chamar ucranianos, não rutenos. "Precisamos aprender a nos ouvir ucranianos - não galegos, não bukovinos, mas ucranianos sem fronteiras oficiais ...", - ele escreveu em uma carta aos jovens em 1905.
10. Um dos primeiros a prever o colapso da ideologia do marxismo e chamou o estado socialista de prisão: “As pessoas cresceriam e viveriam em tanta dependência, sob os cuidados do estado, que agora está ausente nos estados policiais mais absolutos. O estado do povo se tornaria uma enorme prisão popular. ”
11. O regime soviético o chamou de ateu. E ele permaneceu um homem profundamente crente. Ele cresceu em uma família piedosa, estudou a BÍblia, fez amizade com padres galegos e teve um relacionamento amigável com o metropolita Andrew Sheptytsky.
12. Sua tradução do livro bíblico do Gênesis continua sendo a tradução mais precisa dessa parte da Bíblia para o ucraniano.
13. Ele quase se atrasou para o próprio casamento com Olga Khorouzhynska. No escritório do pai da noiva, encontrou um livro antigo e copiou dele um poema raro.
14.Nos últimos sete anos, ele escrevia com a mão esquerda porque a direita estava paralisada. Seu filho Andrew ajudou a organizar e estruturar os materiais. Dois filhos de Ivan Franko (Peter e Taras) se juntaram à legião de atiradores ucranianos em Sich.
15. Ivan Franko morreu em 28 de maio de 1916, em mãos de estranhos - seus filhos estavam no exército, sua filha em Kyiv, sua esposa estava no hospital. Por causa da pobreza, ele foi enterrado com uma camisa bordada emprestada, em um túmulo para seis caixões.
Ivan Franko foi enterrado em um túmulo separado 10 anos depois.
Hoje o retrato dele pode ser visto na 20 Hrivnas (moeda da Ucrânia).
A foto é do site https://ridna.ua
Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo
Tradução livre feita deste post original :
https://www.facebook.com/I.ll.be.back.Crimea/
Página na Wikipedia sobre ele:
https://en.wikipedia.org/wiki/Ivan_Franko
Comentários
Postar um comentário