As mais famosas mulheres da antiga e moderna Ucrânia



A mulher ucraniana é um fenomeno incomporável

1. A Grã-duquesa Olga do Kyiv (910 — 11.07.969) é uma mulher extraordinária e representante de uma das páginas douradas da nossa história secular. Ela era a esposa do Grão-Duque Igor I e a mãe do Svyatoslav I, o Corajoso. Essa mulher sábia, forte e carismática tornou-se a governante da Kyivan Rus por 17anos (945—962) que era um dos países mais poderosas da época.



2. Lina Kostenko (19.03.1930 - ) - um exemplo para todos os ucranianos. Durante toda a sua vida, a poeta e escritora genial não teve medo do governo, e falava abertamente toda a verdade. Por sua vida e trabalho a escritora brilhante ganhou o título de “consciência da nossa nação”. Ela não obedeceu quando a censura soviética proibiu seus trabalhos, não permaneceu calada em tempos difíceis para a Ucrânia.


Lina Kostenko é a laureada do Prêmio Shevchenko, o Prêmio Antonovich, o Prêmio Petrarca e o Prêmio Internacional de Literatura e Arte. Ela recebeu a Menção Honrosa do Presidente da Ucrânia e a Ordem do Grão-Duque Yaroslav, o Sábio do 5º grau.



3. Anna Yaroslavna ou Anna Kyivska  (por volta de 1032 — entre 1075 e 1089) é uma das mulheres mais famosas da Idade Média que glorificou Kyiv para toda a Europa. Filha do Grão-Duque da Kyiv Yaroslav I, o Sábio, e sua segunda esposa, filha do rei da Escócia e da Suécia Ingigerda, que se tornou a rainha da França. Ela era a segunda esposa do rei francês Henry I, a mãe do futuro rei Philip I e a bisavó de quase 30 reis franceses! Naquela época, Anna podia se orgulhar da melhor educação que poderia ser obtida no século XI. Kyiv era então a capital mais desenvolvida da Europa.


    No casamento Anna presenteou o marido com um evangelho escrito em cirílico. Todos os reis posteriores da França, até a Revolução de 1793, prestaram juramento sobre este livro sagrado, mal sabendo que ele pertencia ao Grão-Duque da Kyiv Yaroslav, o Sábio. 
    Interessante que os traços nacionais franceses tais como sofisticação, elegância, atração pela arte e pela literatura foram formados graças à filha do Grão-Duque da Kyiv Yaroslav, o Sábio, Anna. Sabiam?




4. Lesja Ukrainka  (25/01/1871 — 19/07(1/08) 1913) é uma escritora, poeta, tradutora e figura cultural ucraniana. Muitos dos seus trabalhos são reconhecidos como as obras-primas da literatura mundial. Ela escreveu seu primeiro poema com 9 anos e o último com 40 anos. No total, Lesya Ukrainka escreveu cerca de 270 poemas, além dos poemas-dramas e os outros trabalhos.

Graças ao seu trabalho, a literatura ucraniana assumiu uma das posições mais altas da cultura mundial, e os ucranianos e a Ucrânia foram comentados em todo o mundo, era admirada a vida desse povo “grande, original, hospitaleiro e ao mesmo tempo corajoso e arrojado, que não quebrou com os todos horrores que passava na sua longa e gloriosa história “.


Lesya Ukrainka é conhecida em todo o mundo. Seus trabalhos foram traduzidos para várias línguas. As coleções das poemas "Nas asas das canções", "Dumas e sonhos", "Resenhas", "Conto de fadas antigo", "Uma palavra", "Boyarina", "Cassandra", "Nas catacumbas”, "Canção da floresta” e outros ainda não perderam sua relevância.




5. Solomiya Krushelnytska (23/09/1872 - 16/11/1952) é uma lenda da palco da ópera, a prima donna de Wagner do século XX. Ela se apresentou com triunfo nos palcos das muitas casas de ópera do mundo, incluindo Cremona, Trieste, Odessa, Lviv, Buenos Aires, Varsóvia, São Petersburgo, Paris, Nápoles, Roma, Gênova, Milão e outros. Em 1904, pela convite de J. Puccini, ela apresentou a Festa da Borboleta em sua ópera atualizada "Chio-Chio-san" no Grande Teatro, no norte da Itália. Após sua brilhante performance, esta ópera ganhou reconhecimento mundial, e o emocionado e agradecido Puccini enviou para Krushelnytsky o seu retrato com a dedicatória: “Para a borboleta mais bonita e encantadora". Cantar com Solomiya em um palco foi considerado a honra para Enrico Caruso, Titta Ruffo, Fedor Chaliapin.


Após cada estréia, os críticos deram à cantora de ópera ucraniana Solomiya Krushelnytsky um novo apelido teatral.

Ela foi chamada de a incomparável Aida, a borboleta mais atraente e a única Jokonda no mundo.

Solomiya Krushelnytska não tinha restrições à escolha do repertório: ela não apenas possuía um soprano incomparável de três oitavas, mas também podia cantar em oito idiomas.



6. Yana Klochkova (7/08/1982 - )— a nadadora ucraniana, com título "Herói da Ucrânia”, a Ordem do Mérito do 3º grau, da Ordem da Princesa Olga do 1º grau e da Ordem da Estrela Dourada. Ela ganhou o maior número de medalhas de ouro na seleção da Ucrânia - tornou-se campeã olímpica quatro vezes, razão pela qual foi chamada de "peixe dourado”.




7. Kateryna Bilokur (24/11 ou 7/12 1900 - 10/06 1961) é uma artista ucraniana, uma mestre em pintura decorativa folclórica, representante da arte Naif. Uma talentosa ucraniana que, com o incrível poder da sua imaginação, transmitia na tela a extraordinária beleza e variedade de flores da sua terra natal. Uma vez em uma exposição em Paris, o mundialmente famoso artista Pablo Picasso viu as telas dela, ele ficou impressionado com o talento da artista. "Se houvesse essa mulher na França, o mundo inteiro falaria sobre ela", disse o artista com entusiasmo.


8. Roxolana ou Hurrah Sultan ( 1505 - 15/04/1558) é uma figura marcante do século XIV. Essa lendária mulher se tornou a grande Roxolana, que em turco significa "mulher da Rús" e foi lembrada na história como a governante mais proeminente do Império Otomano, capaz de mudar o curso da história conforme que ela desejava.


Anastasiia Lisovskaya, Rushen, Roxolana ou Roxolana, Haseki, Hurrem Sultan - esta é a lista de nomes usados ​​para chamar essa ucraniana durante a sua vida difícil. Na Turquia, ela é conhecida como Hurrem Sultan, que significa Sultão Alegre. Na Ucrânia, é conhecida pelo nome da Roxolana, que indica etnia, e é o nome qua embaixadores europeus na Turquia usavam em seus relatórios e memórias.
 Mais detalhes aqui


9. Kvitka (Kvitoslava-Orysia) Tsysik (4/04/1953 - 29/03/1998)
Uma cantora americana de ascendência ucraniana, uma artista popular de jingles de publicidade nos Estados Unidos, uma cantora de ópera e blues, a artista de folk e canções populares ucranianas. You Light Up My Life, que ela apresentou para o filme do mesmo nome, recebeu o Oscar e o Globo de Ouro em 1978 na categoria Melhor Canção para o Filme e também foi indicada para o Grammy Award na categoria Canção do Ano.



Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo

Tradução livre e as fotos de: 

Comentários

Postagens mais visitadas