Tempo da União Soviética na Ucrânia

       A Ucrânia tem uma história muita longa e bem triste. Mas a época da União Soviética era a mais difícil e cruel. Acho que era uma ditadura mesmo. 

      Em 1918, quando a Alemanha começou a entrar em guerra no leste, a Ucrânia fez um acordo secreto com a Alemanha para ser protegida dos socialistas da RússiaCom ajuda alemã, socialistas foram vencidos por um ex-general do exército do Rei russo Skoropadskii. Ele foi escolhido como o novo líder do país. 


      Depois do fim da Primeira Guerra Mundial e da revolução na Alemanha, o governo não tinha apoio e no dia 14 de dezembro de 1918, Semen Petlura, o líder do exército ucraniano restabeleceu o governo socialista. Entre 1918 e1920, houve uma ditadura militarDurante esse peodo, os judeus que moravam lá, sofreram com um massacre.


      Em 10 de março 1919, no meio da guerra civil, os socialistas declararam a república independente ucraniana socialista. Até o final de 1919, os socialistas controlaram todo o território da Ucrânia. Semen Petlura fugiu para a Ponia. Ele pediu ajuda. Entre 1919 e 1921, houve uma guerra entre a Polônia e a União Soviética. Como resultado, a Ucrânia e a Bielorússia foram devididas entre a Polônia e as repúblicasda União. Através do Segundo Tratado de Riga em 1921, a parte oeste da Ucrânia tornou-se parte da Polônia.


       No dia 30 de decembro de 1922, a Ucrânia entrou na União Soviética. Nos primeiros anos, o governo soviético seguiu uma política sob o slogan de "nacional na forma, soviética no conteúdo." Mas no fim dos anos 20, cada tipo de nacionalismo foi punido. Como resultado do terror da década de 1930, muitos escritores e intelectuais ucranianos foram dizimados. 


      1930 tornou-se um período muito controverso na história da Ucrânia, que, ao invés de eventos de grande escala, foi caracterizado por:

  • industrialização;
  • a coletivização;
  • a fome;
  • repressões de Stalin;
  • outros.
      A Grande Guerra Patriótica (1941-1944) percorreu a Ucrânia de ponta a ponta duas vezes - primeiro de oeste para o leste - depois de leste a oeste. A guerra matou mais de 5 milhões de habitantes da Ucrânia, e cerca de 2 milhões de pessoas foram sequestradas para trabalho forçado na Alemanha. No território da Ucrânia, foi destruído cerca de 700 cidades e 28.000 aldeias. Mais de 10 milhões de pessoas ficaram desabrigadas. A economia sofreu um duro golpe.

      Em 1945, depois de chegar ao poder em Moscou, Nikita Khrushchev (o ex-primeiro-secretário do Partido Comunista da Ucrânia) o regime tornou-se mais leve.

      O acidente na usina nuclear de Chernobyl, em 26 de abril de 1986 , causou a contaminação radioativa de grandes áreas e aumentou a desconfiança dos líderes partidários, que tentaram esconder o fato do acidente ter ocorrido.

      Durante a Perestroika, começa a ascensão do movimento nacional.

      Em 1990, foram realizadas as primeiras eleições democráticas para o governo ucraniano, que aprovou a Declaração de Independência.

      Assim, a Ucrânia tornou-se independente.


Comentários

Postagens mais visitadas